quinta-feira, 31 de março de 2011

Situação em uma empresa: Comunicação entre setores

Hoje de manhã foi um dia um tanto o quanto atípico, ou pelo menos TOTALMENTE diferente do que imaginávamos ontem. Ficou combinado de que leríamos o livro em casa e hoje era o debater sobre o conteúdo, mas o que aconteceu? Chega a Fádua e fala que os grupos já podiam a começar a dramatização, eu não estava em sala ainda, mas pelas informações que eu recebi eu imagino a cara da turma quando ela disse isso!
Quando cheguei estavam a Fádua e a Marcelle conversando lá embaixo e a Fádua nos passou as instruções de uma dinâmica que Marcelle e eu íamos organizar, explicou também que na verdade o choque quanto ao tipo de apresentação era para exemplificar o que acontece muitas vezes nas empresas quando um funcionário de nível hierárquico mais baixo critica um superior e pediu que repassássemos essa informação para os demais, que estavam na sala.
A dinâmica era basicamente dividir a sala em 5 grupos de forma que se dissolvessem os grupos (também conhecidos com 'panelinha'), então cada grupo seria um setor (RH, Produção, Qualidade Total, Financeiro e Logística) da empresa que se chamava InfoESPRO, e cada grupo só poderia conversar entre si e para comunicar com outros grupos só por meio de documentos (Circular Interna, Memorando e E-mail). Foi dado então um tempo para que os grupos pesquisassem no computador da biblioteca a função de seus departamentos, apenas uma pessoa por grupo, cada grupo deveria escolher também uma pessoa para transmitir os documentos de seu grupo para outro e outra para atender ao telefone.
Como se fossemos clientes Marcelle e eu então ligamos para os grupos para que resolvessem os problemas, que primeiramente eram computadores com defeitos, com peças erradas, entre outros, os grupos se saíram muito bem, os principais problemas foram que setores que não tinham nada a ver com o problema tentaram resolver os problemas além de que quase sempre eles não sabiam para que setor transferir a ligação de forma que pudessem resolver rapidamente o problema, por fim a velocidade para que escrevessem os documentos (limitado pela velocidade da mão) comunicando os demais grupos sobre os problemas dos clientes era incompatível com a velocidade que a dinâmica estava acontecendo.
Depois de um tempo e de um debate sobre o que os grupos fizeram e deveriam ter feito mudamos o ramo da empresa, que passou a se chamar ESPRO Cosméticos, onde o problema era um produto antialérgico que estava causando alergia, como no geral as pessoas já sabiam o que fazer o problema foi resolvido de forma eficaz.
Todos mostraram flexibilidade, da parte dos grupos porque eles quase não tinham informações com que trabalhar e da parte dos Clientes (Marcele e Arley) porque é difícil trabalhar uma informação com TODOS os grupos e ter sempre uma resposta às possíveis soluções encontradas por eles, afinal nossa tarefa era quase que causar um tumulto entre eles para extrair uma solução plausível, que foi o que aconteceu.

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